É tanta coisa na cabeça que de vez em quando a gente se pergunta: é isso mesmo que quero? Afinal, quem sou eu? O que estou fazendo da minha vida? Estou dando atenção para as coisas certas? Estou gastando energia no que realmente importa? Estou dando a devida atenção para quem gosta de mim? A gente fica nesse mar de perguntas e nada até encontrar uma resposta.

31.5.16

Filmes baseados nos Contos de Fadas e Fantasia

Olá pessoal. Quem não curte um conto de fadas que atire a primeira pedra! Hoje eu estava assistindo um filme do Matt Damon e do Heath Ledger (nosso eterno coringa) :( o Os Irmãos Grimm, e esse é um dos muitos outros filmes que abordam contos de fadas, que a gente tanto ama. Princesas indefesas, príncipes encantados, bruxas, madrastas, feitiços e, claro, muita fantasia. A fórmula para um bom conto de fadas é conhecida há anos, mas nos últimos tempos, estão sendo redescobertas pelo cinema. Os contos de fada, originários são em grande parte da Idade Média, contados oralmente, mas tiveram a maioria das suas histórias adaptadas para a classificação infantil pela Disney e se popularizaram mundialmente. A novidade é que, por mais que essas adaptações tenham conseguido muito destaque nos últimos tempos, elas existem há muito mais tempo do que imaginamos. As histórias, todo mundo conhece, mas nos últimos anos elas vem sendo adaptadas, criando versões modernas e que caiam no gosto do público adolescente. Princesas indefesas, príncipes encantados, e fragilidade inocente vem dando lugar a mocinhas que vão à luta, os anões ladrões e príncipes nem tão perfeitos assim. Esqueçendo os clássicos da Disney, novas adaptações trazendo outras versões dos contos de fadas, muitas vezes trajando princesas como guerreiras, mostrando passados obscuros que estavam ocultos nos desenhos voltados ao público infantil e grandes batalhas entre o bem e o mal. Eu já assistir quase todos (quase todos mesmo) filmes de contos de fadas já lançados, é por isso hoje resolvi fazer uma super lista recheada com todos esses filmes, para vocês, que assim como eu adora um bom final com o lindo e perfeito "Felizes Para Sempre", assistir também. Pode, não ter todos aqui, talvez eu me esqueça de um ou outro, mas deixem ai nos comentários qual eu não citei pra eu também assistir, beleza? Vamos lá!

Perai... Pausa para uma explicação rapidinha que eu encontrei no blog Literatura do Gumarães. "Contos de fadas são histórias fantasiosas com fatos impossíveis e fantásticos, mas nem todas as histórias com esses aspectos são necessariamente contos de fadas. Para ser um conto de fadas, os autores devem ser desconhecidos (mesmo que existam teorias sobre seus atores), e as histórias devem ser de domínio público antes mesmo de sua criação, e não apenas sessenta anos depois da morte de seus autores como a maioria das histórias. Chapéuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel, A Princesa e o Sapo, A Bela e a Fera, os Três Porquinhos, e etc. Os contos citados acima realmente são contos de fadas, exatamente o oposto de Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Tarzan, Mowgli, Pinóquio, Robin Hood e outros contos da Disney". Há, e mais uma curiosidade, você sabia que a história do Robin Hood, é mais como uma lenda já que a história do anti-herói é baseada em fatos reais. Pois é, nem eu sabia disso. O pôster vai ficar um pouquinho grande porque tem bastante filme, mas vale a pena, são todos muito bons.

Shrek (Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel, Pinóquio, Os três Porquinhos, Peter Pan, Os três Ursos, Sininho, Dumbo, A bela e a Fera): Sherek é definitivamente a melhor animação de contos de fadas de todos os tempos. Sabe porque Shrek é o melhor conto de fadas? Porque em todos os outros contos de fadas, as princesas são incrivelmente lindas e delicadas, e os príncipes são bonitos e cavalheiros, princesas e príncipes sempre são perfeitos. Mas Shrek ensina que ninguém precisa ser perfeito para ter um final feliz. Por isso decidir começar o Pôster com ele. Esse foi definitivamente a animação que marcou a minha infância. Lindo, lindo, não? *-* De toda a lista que vou liberar agora, esse é o meu preferido. [...] Em um pântano distante vive Shrek (Mike Myers), um ogro solitário que vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, como três ratos cegos, um grande e malvado lobo e ainda três porcos que não têm um lugar onde morar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad (John Lithgow). Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro (Eddie Murphy) resgatarem uma bela princesa (Cameron Diaz), que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando.
Horin Hood: Ao contrário dos outros filmes, Robin Hood é baseado em fatos reais. Conta-se que na Idade Média havia um fora-da-lei que lutava contra a tirania do rei tirano Príncipe João da Inglaterra. Na versão animada, porém, todos os personagens são animais, sendo Robin Hood uma raposa. O filme animado estreou em 1973 e recebeu uma indicação ao Oscar em 1974. O longa não foi muito bem recebido pela crítica, mas vale a pena assistir para conhecer a história. [...] Robin Longstride (Russell Crowe) integra o exército do rei Ricardo Coração de Leão (Danny Huston), que está em plenas cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar juntamente com alguns companheiros. Em sua tentativa de fuga eles encontram Sir Robert Loxley (Douglas Hodge), que tinha por missão levar a coroa do rei a Londres. Loxley foi atacado por Godfrey (Mark Strong), um inglês que serve secretamente aos interesses do rei Filipe, da França. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e, vestido como se fosse um cavaleiro real, parte para Londres. Após entregar a coroa ao príncipe João (Oscar Isaac), que é nomeado rei, Robin parte para Nottingham. Lá conhece Sir Walter (Max von Sydow) e Marion (Cate Blanchett), respectivamente pai e esposa de Loxley.
Os Irmãos Grimm (A Origem dos Contos de Fadas): No Filme Online Os Irmãos Grimm, Wilhelm (Matt Damon) e Jacob (Heath Ledger) são dois irmãos famosos pelos seus contos de fada, recheados de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os coloca para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual jovens donzelas desaparecem misteriosamente.
Malévola (Cinderela): Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora.
Branca de Neve e o Caçador (Branca de Neve): Um rei viúvo caiu de amores por Ravenna (Charlize Theron) sem saber de seus terríveis planos de conquista e acaba morrendo, deixando para ela todo o seu reino. Para piorar a situação, a filha dele foi jogada em uma masmorra e lá ficou até se tornar uma bela jovem. Obcecada pela beleza e pela juventude, a Rainha não se cansa de perguntar ao seu oráculo para saber de existe alguém mais bela do que ela, até o dia em que a resposta não a agradou. Felizmente, Branca de Neve (Kristen Stewart) consegue fugir sem que seu coração seja arrancado e Ravenna se torne poderosa para sempre. Mas a malvada não desiste fácil e além da ajuda do irmão, um fiel escudeiro, ela contrata Eric (Chris Hemsworth), um exímio caçador para trazer sua presa de volta. Só que ele acaba descobrindo que a missão era um grande erro e vai ajudar a jovem em sua cruzada contra o reinado da malévola. Para isso, eles contarão também com o importante apoio dos seres da floresta e dos unidos sete anões mineiros.
Espelho, Espelho Meu (Branca de Neve): Após a morte do rei (Sean Bean), sua esposa (Julia Roberts) assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. Ao mesmo tempo mantém presa em seu quarto a enteada, Branca de Neve (Lily Collins). Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a derrubar a rainha.
A Garota da Capa Vermelha (Chapelzinho Vermelho): Valerie (Amanda Seyfried) é uma jovem que vive em um vilarejo aterrorizado por um lobisomem. Ela é apaixonada por Peter (Shiloh Fernandes), mas seus pais querem que se case com Henry (Max Irons), filho de uma família rica do local. Diante da situação, Valerie e Peter planejam fugir, mas veem seus planos irem por água abaixo quando a irmã mais velha de Valerie é assassinada pelo lobisomem que ronda a região. Adaptação moderna da clássica história da chapeuzinho vermelho.
João e Maria - Caçadores de Bruxas (João e Maria): Os jovens João e Maria foram abandonados pelos pais na sombria floresta e acabam indo parar na casa de uma malvada bruxa. Mas o que parecia ser o fim acabou se tornando o começo de uma vida cheia de aventuras, uma vez que eles eliminaram a malvada e viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois já adultos (Jeremy Renner e Gemma Arterton) são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), pronta para destruir não só a reputação de excelentes caçadores de bruxas, mas também as suas vidas.
Jack o Caçador de Gigantes (João e o Pé de Jeijão: Jack (Nicholas Hoult) é um fazendeiro que adquire grãos de feijão com a única recomendação de que não devem ser molhados. Obviamente, isto acaba ocorrendo e criando um enorme pé de feijão que vai dar em um mundo de gigantes. Em meio a tudo isso, a princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson) é sequestrada pelos gigantes e Jack se unirá ao Rei (Ian McShane) numa cruzada para a salvar a jovem.
Caminhos da Floresta (Chapelzinho Vermelho, Rapunzel, Gata Borralheira, Cinderela, e Jõao e o Pé de Feijão): Um padeiro e sua mulher (James Corden e Emily Blunt) vivem em um vilarejo, onde lidam com vários personagens famosos dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho (Lila Crawford). Um dia, eles recebem a visita da bruxa (Meryl Streep), que é sua vizinha. Ela avisa que lançou um feitiço sobre o casal para que não tenha filhos, como castigo por algo feito pelo pai do padeiro, décadas atrás. Ao mesmo tempo, a bruxa avisa que o feitiço pode ser desfeito caso eles lhe tragam quatro objetos: um capuz vermelho como sangue, cabelo amarelo como espiga de milho, um sapato dourado como ouro e um cavalo branco como o leite. Eles têm apenas três dias para encontrar tudo, caso contrário o feitiço será eterno. Decididos a cumprir o objetivo, o padeiro e sua esposa adentram na floresta.
Encantada (Branca de Neve e Cinderela): Giselle (Amy Adams) é uma bela princesa que foi recentemente banida por uma rainha malvada de seu mundo mágico e musical. Com isso ela agora está na Manhattan dos dias atuais, um local completamente diferente de onde vivia. Logo ela recebe a ajuda de Robert (Patrick Dempsey), um advogado divorciado por quem se apaixona. Só que Giselle já está prometida em casamento para o príncipe Edward (James Marsden), que decide também deixar o mundo mágico para reencontrar sua amada.
Uma Garota Encantada (Cinderela): Ella (Anne Hathaway) ganha um insólito presente de sua madrinha Lucinda (Vivica A. Fox): o dom da obediência. Com isso ela é obrigada a fazer tudo o que as pessoas mandam, independente do que seja, sem ter como se recusar. Após seu pai (Patrick Bergin) se casar novamente, sua vida piora ainda mais. Após sua madrasta Olga (Joanna Lumley) e as filhas dela, Hattie (Lucy Punch) e Olive (Jennifer Higham), descobrirem que Ella está sob o efeito do dom da obediência passam a explorá-la cada vez mais. Decidida a mudar de vida, Ella sai de casa e inicia uma viagem para reencontrar sua madrinha, pois apenas ela pode desfazer o feitiço. No caminho ela encontra o elfo Slannen (Aidan McArdle), que decide acompanhar a viagem de Ella, e o Príncipe Char (Hugh Dancy), por quem se apaixona.
Alice no País das Maravilhas: Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).
Cinderela: Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino...
A Nova Cinderela (Cinderela): Sam Montgomery (Hilary Duff) é uma jovem estudante do ensino médio, que vive com sua madrasta Fiona (Jennifer Coolidge) e as filhas dela, que a tratam da pior maneira possível. Sam leva uma vida sem grandes agitações e tem planos de cursar a Universidade de Princeton. Sua vida muda quando ela conhece, através da internet, seu príncipe encantado. Porém logo Sam descobre que ele é na verdade Austin Ames (Chad Michael Murphy), um garoto popular que é também jogador de futebol americano do time de sua escola. Temendo ser rejeitada por Austin, ela passa a tentar despistá-lo de todas as formas, tentando manter em segredo a identidade da garota com quem ele conversou através da internet.
Outro Conto da Nova Cinderela (Cinderela): A jovem Mary (Selena Gomez) perdeu os pais durante a infância e sua vida está mudando de cabeça pra baixo. Ela é adotada por uma cantora pop, que está com a carreira musical em decadência, e ganha duas irmãs postiças. Quando conhece o astro adolescente Joey Parker (Drew Seeley), Mary acredita que pode mudar o seu futuro. Joey faz um concurso de dança para encontrar uma nova bailarina e a jovem encanta o rapaz, mas ela foge antes de ter a chance de se apresentar, deixando como única pista de sua identidade um aparelho de música.
Enrolados (Rapunzel): Flynn Ryder (Zachary Levi/Luciano Huck) é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel (Mandy Moore), uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel (Donna Murphy), que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum.
A Nova Cinderela - Era uma vez uma canção (Cinderela): Rotineiramente a jovem Katie (Lucy Hale) é explorada e maltratada pela madrasta (Missi Pyle), mas não reclama por temer ficar sem lar. Talentosa cantora e compositora, ela quase perde uma grande oportunidade por conta dos caprichos da irmã, Bev Van Ravensway (Megan Park), e, revoltada, decide finalmente correr atrás de seu sonho deixando de lado as complicadas questões familiares.
O Gato de Botas (João e Maria): Muito antes de conhecer o ogro Shrek e sua turma, Gato de Botas (Antonio Banderas) vai viver uma grande aventura ao lado de Humpty Dumpty (Zach Galifianakis) e Kitty Pata Mansa (Salma Hayek). Dipostos a roubar os feijões mágicos do casal fora da lei Jack (Billy Bob Thornton) e Jill (Amy Sedaris), o trio quer mesmo é botar as mãos na famosa gansa que bota ovos de ouro. Mas algumas coisas não estavam nos planos e Gato vai descobrir, meio atrasado, que tem um grande problema pela frente para conseguir limpar o que ficou para trás: a  sua honra.
Peter Pan [2003]: Peter Pan (Jeremy Sumpter) é um garoto que nunca cresce e que vive na Terra do Nunca juntamente com os Garotos Perdidos e a fada Sininho. Num belo dia Peter Pan visita a casa dos Darling e convence Wendy (Rachel Hurt-Wood), John (Harry Newell) e Michael (Freddie Popplewell) a viajaram com ele para o lugar onde vive. Lá todos enfrentarão a ameaça do temível Capitão Gancho (Jason Isaacs).
Peter Pan [2015]: Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato em Londres, no período da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele e várias crianças são sequestradas por piratas em um navio voador, que logo é perseguido por caças do exército britânico. O navio escapa e logo ruma para a Terra do Nunca, um lugar mágico e distante onde o capitão Barba Negra (Hugh Jackman) escraviza crianças e adultos para que encontrem pixum, uma pedra preciosa que concentra pó de fada. Em pleno garimpo, Peter conhece James Hook (Garreth Hedlund), que tem planos para fugir do local.
A Bela e a Fera [2010]: Uma mudança negra no conto moral do amor proibido entre a bela “Belle” e a Fera mais temida da floresta. Como os moradores estão sendo brutalmente assassinados e a Fera é caçada como a responsável pela desordem, Belle e a Fera juntam-se para derrotar o verdadeiro assassino. O poderoso e faminto Troll da bruxa malévola.
A Fera (A bela e a Bera): Kyle Kingson (Alex Pettyfer) é um jovem que tem tudo: inteligência, beleza, riqueza e boas oportunidades, mas possui uma personalidade perversa e convencida. Após humilhar uma colega de classe, ele é amaldiçoado por ela para se tornar tudo o que ele despreza. Nervoso com a sua nova e horrível aparência, Kyle vai atrás da garota e descobre que só terá a sua beleza de volta se fazer com que alguém consiga amá-lo, algo que ele considera impossível.
A Bela e a Fera [2014]: No ano de 1810 um naufrágio leva à falência um comerciante (André Dussollier), pai de três filhos e três filhas. A família se muda para o campo e Bela (Léa Seydoux), a filha mais jovem, parece ser a única entusiasmada com a vida rural. Certo dia o pai de Bela arranca uma rosa do jardim de um palácio encantado e acaba condenado à morte pelo dono do castelo, um monstro (Vincent Cassel). Para salvar a vida do pai, Bela vai viver com o estranho ser. Lá ela encontra uma vida cheia de luxo, magia e tristeza, e aos poucos descobre mais sobre o passado da Fera, que se sente cada vez mais atraída pela jovem moça.
Branca de Neve Grimm’s (Branca de Neve): Dois Reinos existem lado a lado em perfeita harmonia. Um rei bondoso e sua rainha governar o primeiro, e o príncipe Alexander governa o segundo. Paz é mantida através de uma fonte mística conhecida como a Chama Viridian. No entanto, mesmo em terras de paz, a corrupção pode nascer. Rainha Gwendolyn, (Eliza Bennett), deseja tomar posse da Chama Viridian e usá-lo para ganhar poder sobre os dois reinos. Para fazer isso, ela ardilosamente orquestra eventos que irão resultar na morte de seu marido. No reino de Alexandre, a infecção do mal ameaça violar e destruir seus súditos. A Chama Viridian repousa sobre sua terra, mas a morte e o engano é fazendo-o crescer a cada dia mais fraca. Sem saber que a rainha Gwendolyn está por trás do mal, Alexander deseja se casar com ela para que ambos os reinos pode ser unida. Enteada Gwendolyn, a Branca de Neve, retorna de sua vida em um convento. Quando o príncipe Alexander encontra a princesa, ele se apaixona. Ciúme da rainha a leva a buscam destruir a enteada. Será que Gwendolyn adquirir a chama para seus próprios usos perversos? Será que seus encantos sedutores trazer ruína do príncipe Alexander? Quem será o herói neste filme delicioso?
Tarzan [1999]: Após um acidente no mar, que causa o naufrágio de um navio na costa da África, um casal inglês acha um modo de ir até a praia com o filho deles, um recém-nascido. Entretanto, os pais são mortos por um leopardo, enquanto que o bebê fica entregue a própria sorte. A criança é achada por uma gorila, Kala (Glenn Close), a companheira de Kerchak (Lance Henriksen), o líder da tribo de macacos. Kerchak é surpreendido pela criança abandonada e quer que ela seja deixada na selva. Por outro lado a natureza materna de Kala é tocada, para não mencionar as suas recordações por ter perdido a própria cria. Kala e Kerchak ficam com o bebê e lhe dão o nome de Tarzan, que é criado junto com os outros macacos. Tarzan cresce até se tornar adulto, até que sua vida é mudada para sempre com a chegada de Archimedes Q. Porter (Nigel Hawthorne), um explorador, juntamente com Jane Porter (Minnie Driver), sua filha, e Clayton (Brian Blessed), um caçador que está servindo de guia. Archimedes e Jane foram até a África para estudar a vida selvagem em seu habitat natural, embora Clayton prefira aprisionar o maior número possível de gorilas, pois cada um vale trezentas libras. Quando os exploradores encontram Tarzan eles pensam no princípio que descobriram o elo perdido, mas logo percebem que ele é tão humano quanto eles. Tarzan se vê dividido entre o desejo de estar com gente da sua espécie, além das emoções novas e pouco conhecidas que sente em relação a Jane, e a lealdade dele para a família de gorilas que o criou, especialmente quando Clayton não vê os macacos como amigos mas sim como presas.
Tarzan [2013]: Após seus pais serem mortos, um bebê é criado por uma gorila, que passa a tratá-lo como se fosse seu filho. Ao crescer ele se torna Tarzan (Kellan Lutz), o rei da selva. É quando precisa enfrentar um exército de mercenários enviado à floresta por um malvado executivo da Greystoke Energies, a empresa que um dia pertenceu aos pais de Tarzan. Para enfrentá-los ele conta com a ajuda de Jane Porter (Spencer Locke), uma jovem que chega à floresta após um acidente no avião em que estava. 
Malice in Wonderland (Alice): A história de uma estudante, americana, de direito em Londres. Alice, é atropelada por um táxi preto e acorda com amnésia num mundo a quilômetros de distância de casa. Agora, ela irá ter de viver uma aventura num mundo completamente estranho e bizarro cheio de indivíduos estranhos e com más intenções. Porém, algo de marcante e positivo irá acontecer, no local onde ela menos espera.
Blancanieves (Branca de Neve): Sevilha, Espanha, 1920. Carmen (Macarena García) viveu toda a infância com sua terrível madrasta, Encarna (Maribel Verdú). Cansada de ser reprimida, a jovem resolve fugir de casa para viver diversas aventuras como toureira, na intenção de apagar seu passado traumático. Durante a viagem, ela recebe a ajuda de sete anões toureiros, que decidem protegê-la a todo custo.
Na companhia dos Lobos (Chapelzinho Vermelho): Acontecimentos sensuais e violentos preenchem os sonhos da adolescente Rosaleen (Sarah Patterson). Ela testemunha sua irmã sendo morta por um lobo. Sua avó (Angela Lansbury) lhe conta histórias de lobisomens e dos perigos que ela deve esperar, especialmente de homens cujas sobrancelhas se encontram. Os sonhos se intensificam à medida que escuta cada vez mais as histórias. Enquanto sonha, muitas das histórias se tornam verdadeiras. Ela amadurece, mas ainda é influenciada pelas histórias que escutou. Ao visitar a vovó ela segue à risca as recomendações de sua mãe para se manter no caminho traçado da floresta. Durante a jornada, ela encontra um jovem caçador; ele é tão bonito que ela nem repara que suas sobrancelhas se encontram. Ele se vangloria dizendo que consegue chegar na cabana de sua avó antes do que ela. Se ele ganhar, seu prêmio será um beijo. 
Oz, Magico e Poderoso (O Mágico de OZ): Oscar Diggs (James Franco) trabalha como mágico em um circo itinerante, é bastante egoísta, mas é seu envolvimento com mulheres que o acaba levando para uma mágica aventura na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis), que o apresenta para a irmã Evanora (Rachel Weisz). Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams), mas descobre que ela lembra um amor do passado e seu comportamento em nada se assemelha ao de alguém realmente malvado. Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de riquezas, estranhas criaturas e também mistérios. Vivendo este conflito, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de um poderoso inimigo. Para isso, contará com a inusitada ajuda de Finley, o macaco alado, e uma menina de porcelana.
Frozen: A caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.
Valente: A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.
O Labirinto do Fauno: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

Versões menos conhecidas
(Chapelzinho Vermelho) Freeway - Sem Saída, de 1997. Vanessa Lutz foge do reformatório para procurar a avó que nunca conheceu. Ela pega carona com o encantador, mas sádico, Bob Wolverton, um serial killer pedófilo. Em 2006, Menina Má.com se inspira nas figuras de Chapeuzinho e do Lobo Mau para criar um suspense sobre pedofilia na internet. (Bela Adormecida) Beleza Adormecida (2012) conta a história de uma jovem que, para conseguir dinheiro, aceita trabalhar em um prostíbulo de luxo onde, sob o efeito de remédios, dorme enquanto os clientes usam seu corpo. Ela acorda sem se lembrar do que aconteceu na noite anterior. Polêmico, foi exibido em poucos cinemas. 
E para terminar algumas produções foram adaptadas também para series. 
A emissora CW lançou, em 2012, a série Beauty and the Beast, versão modernizada do conto, com drama criminal. Vincent é um sobrevivente de um experimento que o faz ganhar força e fúria incontroláveis quando provocado. A detetive Catherine passa a proteger a identidade da “fera”, já que ela se torna um tipo de justiceiro. Ele resgata a advogada Catherine após um brutal ataque e ela passa a ajudá-lo a controlar seu lado animalesco. 
A série da ABC,Once Upon a Time, faz um paralelo entre as histórias de um mundo mágico e seus correspondentes no mundo atual, com um universo influenciando o outro. 
Da NBC, a série Grimm – Contos de Fadas Perigos Reais, traz os contos como alertas sobre criaturas que de fato existiram. Ou melhor, existem. Nick Burkhardt, último membro do clã dos Grimm (caçadores de criaturas mágicas), tem que usar seus poderes para descobrir os monstros disfarçados entre os humanos, antes que seja tarde. Ele conta com a ajuda de Monroe, uma criatura que, ao contrário de seus antepassados, não é (sempre) perigoso.

3 comentários:

  1. Eu amo contos de fadas, sempre amei! Esses filmes baseados nos contos são muito bons, eu adoro!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eles são um dos meus gêneros preferidos.

      Excluir

Vai postar um comentário? Ebaaaaa.
Espero que tenha gostado dos conteúdos do GLP, prometo que retribuirei seu comentário logo me breve, é só deixar o link do seu blog, e assim que possível, farei um visitinha. Prometo. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...