É tanta coisa na cabeça que de vez em quando a gente se pergunta: é isso mesmo que quero? Afinal, quem sou eu? O que estou fazendo da minha vida? Estou dando atenção para as coisas certas? Estou gastando energia no que realmente importa? Estou dando a devida atenção para quem gosta de mim? A gente fica nesse mar de perguntas e nada até encontrar uma resposta.

28.11.15

Resenha: O Expresso do Amanhã

Após a grande catástrofe do aquecimento global que atingiu seu ápice, cientistas criam um experimento na intenção de diminuir o aquecimento, mais o experimento falha e o resultado é o congelamento total do globo terra. Os que sobreviveram passam a viver a bordo de um trem autossustentável criado por um cientista. Seguindo uma linha que interliga diversos países, o trem completa sua volta no período de um ano; além disso, ele possui uma grande quantidade de vagões, divididos em classes sociais pelo inventor da locomotiva e ditador da nova realidade humana.
Assim como qualquer outro filme apocalíptico, ele mostra que a sociedade nunca mudará, que a sobrevivência do mais fraco sempre está em jogo ponde-se frente ao mais forte. O filme (de título original Snowpiercer) possui um contexto político e filosófico incrivelmente trabalhado. Além do choque que nos causa a maneira como são tratados os pobres, fica também evidente como os ricos são fúteis, alienados e controlados como marionetes pelo ditador do trem, Wilford. Isso faz a gente questionar a respeito não somente da possibilidade de um futuro apocalíptico, como também da nossa atual realidade, que de modo geral e em todo o mundo é na maioria das vezes, injusta, principalmente devido a divisão de classes sociais baseada em condições financeiras. A real, é que lutamos tanto por justiça, solidariedade, liberdade e ordem, mais a verdade é que já faz um tempo em que a humanidade já perdeu a "humanidade". Tenho que dizer que quando comecei assistir o filme eu pensei em parar, mais com o desenrolar da história, as coisas ficaram mais interessante, e mesmo que os primeiros minutos o cenário é feio escuro e desconfortável, eu adorei. Nunca me envolvi tanto com um filme desse gênero, o filme todo envolve de tal forma que é impossível não desejar ardentemente descobrir como tudo irá terminar, e apesar de relativamente longo, não é nem um pouco cansativo. Tenho que admitir que o final não foi tão bom quanto o resto do enredo. Mais o elenco é incrível, há eu já tinha me esquecido de falar que o protagonista é Chris Evans. Tem também grandes participações dos atores Jamie Bell, John Hurt, Octavia Spencer, Alison Pill, Ed Harris e Tilda Swinton, sendo esta última destaque absoluto dentro do eficiente grupo. O filme é de 2013, mas só chegou aos cinemas 27 de agosto de 2015. A obra é uma adaptação da HQ Le Transperceneige, de Jacques Lob, Benjamin Legrand e o ilustrador Jean-Marc Rochette – tendo este último colaborado com o filme, provendo os retratos que servem como importantes arquivos históricos do Snowpiercer. A história possui drama psicológico e conta com uma distopia que nos impressiona e inevitavelmente leva a diversas reflexões, tanto durante quanto após o filme. O desfecho, inclusive, é aberto e pode ser interpretado de diversas maneiras. Mas esse é com certeza um filme recomendado.


Sinopse:
Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quando descido cegar a frente do trem, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário.


2 comentários:

  1. Você mudou o layout não foi não?! O.o
    Amo filmes com uma narrativa apocaliptica (não sei se essa palavra existe) e mais ainda quando há um fundo social para entendimento de quem o assiste. Com o Eterno Capitão América como protagonista então...
    Sem dúvida sua recomendação será guardada na minha lista de filmes para assistir num futuro próximo.
    Beijos, BLOG APENAS LEITE E PIMENTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudei sim linda. Que bom que gostou da indicação e pode ter certeza que esse é um filme que vale seu tempo! Beijão!

      Excluir

Vai postar um comentário? Ebaaaaa.
Espero que tenha gostado dos conteúdos do GLP, prometo que retribuirei seu comentário logo me breve, é só deixar o link do seu blog, e assim que possível, farei um visitinha. Prometo. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...