É tanta coisa na cabeça que de vez em quando a gente se pergunta: é isso mesmo que quero? Afinal, quem sou eu? O que estou fazendo da minha vida? Estou dando atenção para as coisas certas? Estou gastando energia no que realmente importa? Estou dando a devida atenção para quem gosta de mim? A gente fica nesse mar de perguntas e nada até encontrar uma resposta.

27.8.13

Cupcake

O cupcake é um bolinho de origem inglesa, seu nome original é fairy cake, em português bolo de fada. Entretanto, depois de se tornar famoso nos Estados Unidos ganhou o nome de cupcake (bolo de xícara), pois sua receita é feita usando xícaras como medida. Como antigamente o normal era que as receitas fossem feitas com os ingredientes medidos em peso, o nome acabou pegando. Além disso, eles eram assados em xícaras, o que fortaleceu ainda mais a ideia do nome cupcake.
Eles são bastante semelhantes aos muffins, mas se diferenciam por serem mais leves e por serem mais decorados. São tão bonitos e delicados que parecem mesmo ter sido feitos por fadas. No Brasil, os cupcakes já são presença garantidas nas festas, em especial nas infantis. São também usados como lembrancinhas de festas, batizados, nascimento, etc.
O cupcake tradicional era feito com baunilha com cobertura de fondant. Atualmente, ele já conta com diversas variações de receitas, modo de preparo e sabores. Há cupcakes simples, os com cobertura e recheio.








Você vai precisar de:

Massa: 120 g de manteiga em temperatura ambiente + 2 ovos inteiros em temperatura ambiente + 100 g de iogurte integral + 20 g de essência de baunilha + 150 g de açúcar + 220 g de farinha de trigo sem fermento + 10 g de fermento em pó. Recheio de baunilha: 500 ml de leite + 6 gemas + 140 g de açúcar + 50 g de amido de milho + 40 ml de essência de baunilha (ou meia fava de baunilha). Cobertura de baunilha: 30 ml de essência de baunilha + 400 g de gordura vegetal em temperatura ambiente + 400 g açúcar de confeiteiro peneirado + corante em gel (cores variadas: rosa, amarelo, azul etc). Decoração: confeitos coloridos a gosto.



Passo a passo

Primeiros passos

Em um bowl, junte a manteiga, os ovos, o iogurte e a essência de baunilha 

Ingredientes secos

Com a ajuda de um fouet, misture muito bem até incorporar todos os ingredientes 

Junte tudo

Em outro bowl, junte os ingredientes secos - o açúcar, a farinha de trigo e o fermento - e misture bem 

Mexa bastante

Adicione os ingredientes secos à mistura dos ovos 

Massa homogênea

Ainda com o fouet, misture muito bem todos os ingredientes 

Leve a massa às formas

Mexa até obter uma massa lisa e homogênea 

Prepare o recheio

Com a ajuda de um pegador de sorvete, distribua a massa em 12 forminhas, preenchendo metade de sua capacidade. Leve para assar ao forno pré-aquecido a 180° C durante cerca de 20 minutos 

Misturando os ingredientes

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver. Reserve 

Acrescente leite

Em um bowl, coloque as gemas e o açúcar e mexa. Junte o amido de milho e misture muito bem 

Creme claro

Despeje 1/3 de leite fervente em cima da mistura de ovos 

Na peneira

Misture bem com o fouet até obter um creme claro e homogêneo 

Leve ao fogo

Passe esse creme pela peneira e, em seguida, acrescente o restante do leite 

Essência de baunilha

Coloque esse creme em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar e cozinhar o amido. Atenção: nunca use tanto a panela como o fouet de alumínio, pois o creme fica esverdeado. Se a panela for de alumínio, use um fouet de plástico 

Deixe o recheio "descansar"

Retire do fogo, acrescente a essência de baunilha e misture bem 

Prepare a cobertura

Cubra com filme plástico, rente ao creme, para que não forme uma película na superfície. Leve à geladeira até esfriar, mexendo de vez em quando 

Cobertura colorida

Na batedeira, bata muito bem a baunilha com a gordura vegetal, até formar um creme fofo e branco. Em seguida, adicione o açúcar aos poucos, na velocidade baixa 

Como montar o cupcake

Aumente a velocidade e bata bem. Se quiser a cobertura colorida, acrescente 2 gotas de corante e bata até a mistura ficar homogênea. Se necessário, acrescente mais corante até chegar à cor desejada 

Recheando o cupcake

Com a ajuda de uma faquinha de ponta, corte o miolo do bolinho em forma de cone 

Montando o cupcake

Em seguida, com uma colher, distribua o recheio dentro da cavidade 

Acrescente a cobertura

Corte um pedaço do miolo retirado e tampe o bolinho com ele 

Decore com confeitos

Com o saco de confeitar cubra o cupcake com a cobertura (da cor desejada), partindo da beirada em direção ao centro 

Toque final

Finalize distribuindo os confeitos para decorar 

Dica

Esse cupcake demora 1 hora para ser preparado e rende 12 porções. O bolinho dura até 3 dias e, por isso, é perfeito para vender!




Como Rechear Cupcakes

Existem diversas maneiras para rechear um cupcake com creme, geleia ou qualquer outro tipo de recheio. O jeito mais fácil é cortar o bolinho ao meio e espalhar o recheio, como se fosse um bolo de verdade. Apesar de fácil, não dá o “look” clássico do cupcake recheado.
Outra forma um pouco mais sofisticada é colocar o recheio em um saco de confeitar com uma ponta de metal ou plástico, enfiar a ponta no centro do bolo e apertar, colocando o recheio. Este método é rápido, mas tende a deixar pouca quantidade de recheio no bolinho.

A melhor maneira de rechear um cupcake

Uma das maneiras mais eficientes é utilizando uma faca afiada. Insira a faca no cupcake já frio, de forma a retirar um pedaço em forma de cone.



Depois disso, retire o pedaço cortado e remova a extremidade pontiaguda do cone, deixando apenas a base circular (que servirá como uma tampa). O recheio será colocado no furo e deverá ser coberto pelo pedaço que você cortou.



Para rechear, você pode usar um saco de confeitar, um saco plástico com o canto cortado ou até mesmo uma colher.



Após tampar o recheio, você pode preparar a cobertura de outro sabor, ou até mesmo uma decoração diferente.

Formas para Cupcake

Para o seu Cupcake ficar com cara de Cupcake de verdade, você vai precisar de uma forma no formato certo.



As formas para Cupcake podem variar de tamanho, formato e quantidade. Algumas delas são individuais, enquanto outras comportam vários Cupcakes que podem ser assados ao mesmo tempo.
Ao servir, você também poderá utilizar forminhas decorativas, feitas de silicone e coloridas.

 Forminhas de cilicone




 Forminhas de Papelão




Inspiração Cupcake


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai postar um comentário? Ebaaaaa.
Espero que tenha gostado dos conteúdos do GLP, prometo que retribuirei seu comentário logo me breve, é só deixar o link do seu blog, e assim que possível, farei um visitinha. Prometo. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...